Pesquisar no site


Contato

Prof. Sidnei Dzindzik
Av: Presidente Kennedy
n° 119
Palotina-Pr

(45) 9900-2909-professor
(44) 3649-1964-academia

E-mail: sidneidzindzik@hotmail.com

REGRAS

27/02/2010 18:02

O objetivo do taekwondo, praticado tanto por homens quanto por mulheres, é simples: tentar acertar o corpo do adversário o maior número de vezes. Os golpes podem ser desferidos com os punhos (socos) ou com as pernas (chutes). Os socos podem ser dados apenas no peito do adversário, enquanto o chute pode acertar qualquer parte protegida do corpo do oponente acima da cintura.

Taekwondo

Cada luta tem três assaltos, com duração de três minutos cada, e um atleta pode vencer o combate de três formas: por nocaute (mesma regra do boxe, ou seja, uma contagem até dez é aberta quando um atleta cai no chão), por pontos (se não houver nocaute, os pontos são contados no fim da luta, e o que tiver mais vence) e desclassificação (quando um atleta é eliminado por conduta antidesportiva). Caso o atleta acerte partes proibidas do corpo do adversário, ele poderá ser desclassificado pelo árbitro do combate.

Os pontos contam de maneira diferente, de acordo com a região acertada pelo lutador. Um acerto no protetor de tórax vale um ponto, se for com jiro vale dois ponto, enquanto na cabeça vale três.

Assim como acontece em outros tipos de artes marciais, os atletas do taekwondo são divididos de acordo com seu peso. Existem diferenças, porém, entre as categorias utilizadas para ordenar as competições internacionais (oito) e aquelas utilizadas nas Olimpíadas. Veja tabela abaixo:

Categoria Masculino Feminino
Mosca até 58 kg até 49 kg
Pena de 58 kg a 68 kg de 49 kg a 57 kg
Médio Ligeiro de 68 kg a 80 kg de 57 kg a 67 kg
Pesado acima de 80 kg acima de 67 kg